quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Hoje ao checar a caixa de correspondências eu me deparei com um varal improvisado com minhas roupas no meio da área que dá para a rua, então, de forma carinhosa, protestei com minha avó: “Vovó... a senhora sabe que os pintas que passam aqui pela rua já roubaram uma ruma de roupa minha, por que insiste em pendurá-las aqui?”. Devido a um problema de memória ocasionado pela idade, e suspeito eu, que também seja algo genético (infelizmente para mim), ela respondeu-me perguntando: “Roubaram?”.

O ponto é que ao entrar, passando pela sala em direção ao meu quarto, a minha prima de 9 anos de idade, que mora em Brasília e está passando suas férias aqui em Natal me olha sorrindo, e eu como um bom priminho, devolvi o sorriso na mesma intensidade, até o momento que ela me pergunta algo: “Por que eles roubam? Eles têm preguiça de comprar?”. Preguiça?!?!?!?!? ela matou o meu sorriso a facadas com essa pergunta. As mulheres sempre me surpreendem, seja lá qual for a idade...

Brincadeiras a parte, nesse momento se passaram várias coisas pela minha cabeça, principalmente sobre política e economia. Me deu vontade de criticar modos de produção, de falar sobre o atual governo e até de criticar a educação. Então eu caí na real e lembrei que eu estava a falar com uma criança de 9 anos que o diálogo mais sensato que eu tinha tido com ela tinha sido sobre o macarrão instantâneo da Turma da Mônica.

Toda essa tolice é pra justificar a criação deste blog. A idéia surgiu de uma conversa com um professor aposentado da UFRN, que enfatizava a idéia de escrever artigos e depois jogá-los no lixo apenas para adquirir experiência. Juntamente com isso, no livro “O mundo é plano” de Thomas L. Friedman, se fala bastante sobre o fenômeno “blog”, e o quanto isso anda globalizando o mundo e dando força política aos civis, além de uma veiculação da informação a prova de interesses políticos, o que é bem interessante.

Sinceramente, não sei como anda o movimento “bloguista” aqui no Brasil, mas sei que um dia vai ser forte o suficiente para isso. Eu, só quero expor minhas idéias e conhecer alguns blogs interessantes.

8 comentários:

Unknown disse...

Grande Pow!

Tadinha da sua vó e da sua prima... muito ingênuas...

=*

Psiquê disse...

=}
rs..realmente a pergunta dela está bem contextualizada diante da realidade na qual esta sendo criada! rs.. fiquei me perguntando o que uma criança "normal" perguntaria sobre esse fato...

Um ótima idéia o flog Powzito, espero que tenha várias inspirações e que isso ajude a aprimorar seus conhecimentos!

beijosss!

máquina dionisíaca disse...

cuidado para os pintas não roubarem seu blog. hahahaha. mas, enfim, a culpa está na educação de berço. não é culpa dos pais, mas, de uma certa hegemonia de pensamento que é divulgada e forçada a entrar goela abaixo nas pessoas.

mas, como já dizia Karl Marx: "BLOGUEIROS DO MUNDO: UNI-VOS"

:*

Tarcísio disse...

Cara potilândia tá foda!
Sem noção.

Pushoverboy disse...

Sua prima é legal... teria me feito rir com a pergunta!! ei você escreve bem... espero que continue aê!

Pushoverboy disse...

O filme é bem legal! É drama mas tem bastante comédia... valeu pelo link!

Anônimo disse...

Viva o movimento bloguista! Mas alto lá quando você fala das mulheres.
Eu sei bem o que é isso, é muito difícil, de vez enquando tenho que passar um bom tempo tentando convencer todo mundo aqui em casa que os pobres assim o são pelo sistema e não por "preguiça"!
Mas é o que se promove, é o que a mídia e a religião promovem juntas! a idéia de que os pobres, maioria, são preguiçosos e não tem coragem de estudar, trabalhar... mas como? No "capetalismo" a mobilidade social é mínima, e tudo finda na grande insaciedade humana que esse sistema alimenta e faz gerar corrupção, competição, enfim. Continue postando e propagando essas idéias, quem sabe um dia...

Unknown disse...

Oieee!
To checando seu blog agora! Legal! Depois de tantos ridiculamente supérfluos e fúteis q dei uma olhada, tah sendo interessante ler este. Gostei da iniciativa! =D
Bom, qdo vc falou da priminha de 9 anos e saiu com um "As mulheres sempre me surpreendem"... hauhauahuahuahauhaua Me divertiu mto. Tp... qq tem a ver, neh?! =P

Agora, este relato me supreendeu bastante. No colégio a gente é sempre obrigado a ler textos e fazer interpretações, geralmente na aula de português, e aquela é uma das temáticas que costumam ser abordadas. Ainda que coisas como roubo não façam parte do mundinho protegido e seguro da tua prima, já estava mais q na idade de ter um pouco de conhecimento do que rola na sociedade.

Não é o caso, mas o Fantástico um dia desses tava falando de crianças chegando ao 3ºano analfabetas... Ora, na escola na qual minha mãe trabalha alguns chegam até o 7º ano! Professores nem vêm dar aula e tb não são bem remunerados. tsc tsc.. O setor da educação nesse país não é nada promissor, e não me parece que vai mudar tão cedo.

Bjao!